EDNA WALDEREZ BASSETTI HABITH

Pertenceu ao corpo docente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP, desde 1973, lecionando a disciplina Piano, nos cursos Intermediário, Superior de Instrumento, Licenciatura em Música e Superior de Canto.

Natural de Curitiba, onde nasceu aos 17 de julho de 1948, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.

A seguir, fez o Curso Superior de Instrumento - Piano, sob a orientação da professora Martha S. da Costa, diplomando-se em 1972. Em 1973, graduou-se em Licenciatura em Música. Já exercendo o magistério na EMBAP, depois de 18 anos, fez o curso superior de instrumento-Órgão, sob a orientação do saudoso professor Gerardo Gorosito, recebendo o diploma em 1993. Simultaneamente, recebeu o diploma de Especialização em Música, com a monografia "Os Órgãos de tubos da Catedral Metropolitana de Curitiba", sob a orientação da professora Roseli Schünemann. Colaborou como coautora na obra, ainda inédita, sobre os 50 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com a Profª. Marisa Ferraro Sampaio.

Participou de várias comissões: para a elaboração do novo programa do curso de Licenciatura em Música (1983); comissão do concurso de vestibular e teste de seleção na área Superior de Música (Prática de Instrumento e Matérias Teóricas - 1990); para avaliar o processo acadêmico-adminstrativo (1988-1989); foi membro da banca de Concurso Público para Magistério Superior de Órgão (1998). Como professora de Órgão, deu inestimável e contínua colaboração junto aos alunos deste instrumento, quando na falta do professor titular.

Faleceu no dia 16 de maio de 2002. Era casada com Dr. Paulo Habith, Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, de cuja união nasceu Cinara Cristina Bassetti Habith Lopes, casada com Dr. João Eugênio Saporski Lopes.