O Concurso

Realizado há 11 edições, em Curitiba, o Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith cada vez mais solidifica sua relevância no cenário musical brasileiro. Sua realização proporciona aos estudantes o contato com profissionais renomados no cenário nacional e internacional e também com o público ouvinte.

Histórico

Inspirado pela Professora Edna Bassetti Habith, o concurso de piano é o resultado de sua incessante busca pelo conhecimento da arte musical, assim como o desejo de incentivar seus alunos, criativos e sonhadores a superar seus próprios limites.

Edna foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento e virtude de concertista à missão de ensinar. Sua serenidade, espírito de equipe e firmeza lhe concederam admiração e apreço de seus colegas professores, funcionários e, em especial, de seus alunos e de toda a comunidade acadêmica.

A primeira edição do Concurso foi realizada, no ano de 2002, no Auditório Maestro Bento Mossurunga, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A partir do sucesso das edições seguintes, o Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith conquistou o reconhecimento da EMBAP e da comunidade musical em geral. Sucessivamente, a cada edição, o concurso atingiu maior nível de maturidade, aproximando-se cada vez mais das pessoas e empresas sensíveis à promoção de arte e cultura.  No momento da realização de sua VI, edição o concurso foi organizado no mesmo auditório, possuindo abrangência regional, identificando e revelando novos talentos pianísticos do Estado do Paraná.

A partir da sétima edição, o concurso atinge de nível nacional, e diante à presença de cada vez mais participantes, familiares, professores e personalidades das áreas da cultura e educação, a coordenação do Concurso optou por utilizar espaço mais amplo: o Espaço Cultural Capela Santa Maria um auditório com recursos técnicos e funcionais mais adequados ao número de participantes.

O prestígio conquistado pelo Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith deve-se, principalmente, à preocupação da Organização em buscar profissionais de quilate na composição das bancas examinadoras, bem como pela motivação dos professores no aprimoramento das exigências para participação do evento, pela apurada seleção técnica e musical dos alunos participantes.

Consagrado por sua já inquestionável importância didática e qualidade técnica-musical, o Concurso de Piano “Profª Edna Bassetti Habith”, de valor artístico e cultural reconhecido publicamente, vem se constituindo em evento da maior importância no cenário musical do Paraná.

XI Edição

Nesta XI edição, o Concurso, além de consolidar a cidade de Curitiba dentro do circuito dos principais eventos de música erudita no Brasil, possuirá abrangência Internacional, oferecendo aos estudantes dos países do Conesul maior integração e troca de experiências com apoio das embaixadas brasileiras, acionando também o convenio com as cidades irmãs.

O concurso ocorrerá entre os dias 08 e 12 de Março de 2017, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Curitiba-PR.

Estudantes e pianistas do Brasil e de países do Cone sul, de 7 a 28 anos, apresentarão obras de J. S. Bach, sonatas ou sonatinas clássicas, obras do período romântico, moderno ou contemporâneo e obras de autores brasileiros. Os concorrentes serão separados por faixa etária e poderão escolher as obras, que devem ser apresentadas de memória. Os prêmios totalizarão R$23.800, 00. Os concertos serão abertos ao público.

A XI edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith é um projeto realizado, por meio do programa de apoio e incentivo à cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, pela Unicultura -Universidade Livre da Cultura e Trento Edições Culturais, e é patrocinado pelas empresas Shopping Mueller e Celepar.

 

Ficha Técnica

Direção Artística: Leilah Paiva

Idealização: Dr. Paulo Habith

Produção Cultural: Ricardo Trento

Produção Executiva: Trento Comunicação Integrada (Fernanda C. Nalon)

Assessoria de Imprensa: Trento Comunicação Integrada (William de Melo)

Design Gráfico: Adriana Alegria

 

Júri

Alessandro Sangiorgi

Danieli Longo

Luiz Henrique Senise

Ingrid Mueller Seraphim

 

Realização

Unicultura – Universidade Livre da Cultura

 

  

Unicultura – Universidade Livre da Cultura

(Direção Geral: Ricardo Trento / Produção: Vicky Vega / Elaboração de Projetos: Élisson S. Silva / Marketing: Fernanda C. Nalon / Comunicação: William de Melo)